terça-feira, 12 de maio de 2009

Próxima Conferência: Rodrigo Barreto

A próxima conferência será hoje, terça-feira, às 20 horas, na Sala de Arte da UFBA, com Rodrigo Barreto.

Teórico da imagem acelerada, Rodrigo participou da mesa "videoclipe e interfaces na cultura contemporânea", no Intercom, Encontro de Comunicação, onde o professor e jornalista apresentou seu trabalho sobre campo de produção, autoria e sinergia nos vídeos musicais. Atualmente dedica-se ao doutorado no programa de Comunicação e Cultura Contemporânea (Póscom/Ufba). Desde a década de 90 Rodrigo participa de cursos de extensão na área de roteiros/dramaturgia e integra, há oito anos, o Laboratório de Análise Fílmica (FACOM/Ufba). Também leciona na especialização em Jornalismo Contemporâneo e na especialização em Roteiros para Tevê e Vídeo das Faculdades Jorge Amado (SSA/BA).

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Fotos da Conferência com Raul Machado









* Fotos por David Campbell

Saiba como foi a Conferência de Raul Machado




Foi em clima de descontração que rolou a primeira Conferência da Série de Palestras Geração Bit. O Convidado Raul Machado falou para o público baiano na última quinta-feira (07 de maio), na Sala de Arte da UFBA.

Durante a palestra, Raul exibiu alguns de seus clipes mais clássicos como Maracatú Atômico, música do Chico Science e Nação Zumbi, Exquadrilha da Fumaça, do Planet Hemp e Eu Quero Ver o Oco, dos Raimundos. Em seguida, falou um pouco mais da história por trás dos clipes e de como foram feitos e elaborados. Entre as histórias mais inusitadas de bastidores, o público pôde saber como foi gravar em Recife durante 15 dias de muita chuva, num ferro-velho na Califórnia ou, ainda, como foi a experiência de gravar com macacos atores.

Raul também faz clipes ao vivo e documentários, como o clipe da banda belga Vive La Fête - gravado em São Paulo - o documentário Botinada, sobre o mundo punk paulista, e o DVD com as apresentaçõs do Fat Boy Slim no Brasil.

Acostumado a trabalhar por encomenda, Raul acaba fazendo se sua vida uma "caixinha de surpresas"; é difícil saber qual será o próximo trabalho.

Quanto às novidades no campo audiovisual, Raul opina: "Eu acho legal a facilidade de poder fazer vídeos em casa". Os orçamentos diminuem de fato, mas a exposição dos trabalhos é bem maior com o auxílio da internet, o que também ajuda a diminuir a dependência das gravadoras. Raul lembra também que "o clipe é um instrumento promocional da banda". Segundo ele, o diretor presta um serviço, não possui total liberdade artística e ainda precisa se adaptar às diversas propostas - de bandas de forró à rock mais pesado.

Questionado sobre qual de seus trabalhos prefere, Raul conta que gostou mais dos clipes em que se divertiu, devido à atmosfera mais agradável de trabalho.