sábado, 30 de maio de 2009

3° Conferência da Série de Palestras Geração Bit


Intimidade e participação da platéia: esse foi o tom da 3° Conferência da Série de Palestras Geração Bit. Messias Bandeira, o convidado da noite, foi vocalista da antológica banda de rock baiana “Brincando de deus” e atualmente é um dos maiores agitadores culturais do cenário alternativo de Salvador. Além disso, é acadêmico, com doutorado em comunicação pelo programa Póscom (Ufba).

Durante o debate, falou inicialmente sobre a cadeia de produção da música, e focou-se na ciberculutra, no mundo digital e nas oportunidades trazidas pelas novas tecnologias. O pesquisador explicou que essa cadeia cultural é dividida em campos: criação, mediação, difusão midiática, recepção e consumo.

Segundo Messias, a “cultura do partilhamento” – termo para designar a partilha de arquivos na internet e seus efeitos - entrou em choque com muitas áreas da indústria cultural. Para o conferencista, os direitos autorais inviabilizam, em muito, a produção de conhecimento e a criação artística atual. "Como a música conseguiu sobreviver à indústria da música?", pergunta ironicamente. Ele sugere que talvez nós tenhamos construído não uma cultura musical, mas sim uma cultura fonográfica.

Entre assuntos polêmicos e curiosidades, o caso "Radiohead - In Rainbows" não poderia ficar de fora. O palestrante listou os possíveis porquês de a banda ter disponibilizado seu sétimo disco, ao preço do freguês, para downloads. Jogada de marketing? Apoio à pirataria? Confiança no público? Consolidação da banda no mercado musical? Para a indústria musical, importa menos o motivo do que o tamanho do passo dado.

Ao falar sobre o consumo da música no formato digital, Messias apresentou alguns sites: Jamendo, reverbnation, opensonic, sonicsquerrel, openspectrum e creative commons. Outras sugestões foram o documentário de Hermano Viana, "A música do Brasil", e o vídeo "Seja criativo", produzido pelo projeto Creative Commons. Então, fica a dica.

Um comentário:

  1. Olá. Gostaria de entrar em contato com alguém da organização da oficina. Vocês podem me mandar um e-mail? s.tava@hotmail.com

    Obrigada,
    sarah.

    ResponderExcluir