sexta-feira, 5 de junho de 2009

Ale Briganti fala sobre videoclipes independentes e MTV, na quarta palestra da Série de Conferências Geração Bit.


Ale Briganti é uma das responsáveis pela escolha dos videoclipes que passam na programação diária da MTV, e não por acaso, este foi o foco da sua conferência: uma mostra de videoclipes independentes, daqueles que passam pouco no canal, mas que ou foram criativos, ou bem produzidos com pouca grana, ou os dois.

Conclusão: a originalidade e a criatividade são dois fatores super importantes para um bom videoclipe, especialmente para as bandas independentes. Ale passou clipes das bandas Muqueca de Ratos, Copacabana Club, Garotas Suecas, Rock Rocket, Pin ups (a ex-banda de Ale), Cascadura, Ratos de Porão, a gringa Heavy Trash, entre outros.

Foram dadas explicações sobre ficha técnica, curiosidades e informações à medida que cada clipe ia sendo projetado. Ao final, quando questionada sobre os rumos da MTV e quais os quesitos para um clipe ser aceito e passar na programação, foi bastante sincera ao afirmar que a emissora sempre exibirá mais clipes de músicas comerciais, pois assim como todas as outras, tem o objetivo de alcançar bons índices de audiência. “Eu acho que a MTV é um canal de pop rock com pouco espaço para a música popular”, constata a palestrante.

Segundo Ale, existem filtros que definem o que entra ou não na programação a partir do perfil da emissora, que agora está mais voltada para programas de auditório, mas sem abandonar o videoclipe. Ressalvou ainda que, neste ano, vale a pena produzir clipes e mandar para lá, pois o canal está mais receptivo.
Sobre diretores, sua opinião é a de que, praticamente, ninguém sobrevive só de clipes, mas também de publicidade, e cita dois dos principais nomes do cenário atual: Luis Carone e Paulinho Caruso.

A conferência também contou com a presença de Osvaldo Silveira, representante da MTV Salvador, que juntamente com Ale incentivou a produção videoclíptica baiana.

Pra quem não teve tempo de anotar, aqui vão alguns contatos quentíssimos:
Email da Ale (quem quiser mostrar o seu clipes, é só mandar):
Ale.briganti@conteudomusical.com.br

Leandro Barbosa (o responsável pela recepção de clipes na MTV):
Leandro.barbosa@mtvbrasil.com.br

Telefone da MTV Salvador
33427721

Um comentário: